... Que foi ELE quem me Amou primeiro. E continuou me amando, mesmo quando eu ainda não O correspondia. Que tudo o que eu sou, que tudo que eu tenho,VEM DELE. Que não há nada, demasiadamente difícil, que ELE não queira e não possa fazer por mim. Que o Céu é o meu verdadeiro Lar. Que graças ao sacrifício de Jesus Cristo na Cruz, eu poderei está novamente em Casa e para sempre com ELE, como estava escrito e determinado no plano original, desde o princípio.

7 de junho de 2009

Voe, você pode, porque você É LIVRE!


Eu amo estudar sobre a vida de José! Há algo que a noite passada me fez levantar da cama, escrever um pouco e gostaria de compartilhar com todos aqueles que, como eu, se identificam com a vida e a jornada desse homem que tem tanto a nos ensinar.

José havia sido vendido por seus próprios irmãos “e foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, homem egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá.” Gen. 39.1

A partir daquele momento todos que encontrassem José apontariam para ele e diriam: Olha lá, aquele é o escravo que Potifar comprou. Essas palavras deveriam soar como lâmina afiada no coração de José! Desde então, por longos anos - mais com data certa para o seu fim chegar - José não mais seria conhecido como o filho amado de Jacó. Sua identidade havia sido arrancada diante de seus próprios olhos, no entanto, Deus não o deixava esquecer, quem ele era! “E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero...” Gen. 39.2

A palavra próspero conota aumento, crescimento, desenvolvimento, enriquecimento. José passou por cada uma dessas etapas. Algumas vezes eu ficava me perguntando como um escravo - “alguém que está sob o poder absoluto de um senhor que o aprisionou ou o comprou, que está na dependência de outro, que é presa de um sentimento, de um princípio”- pode ser próspero?!

O tempo foi passando e agora se as coisas já não estavam boas elas pioram. “E o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; assim esteve ali na casa do cárcere.” Gen. 39.20

Quantas vezes em nossas vidas passamos por esta mesma situação?! Uma vez li - não me recordo onde - que nesses momentos a única coisa que precisamos fazer é não atrapalhar o agir de Deus, porque quando tudo está fora de nosso controle é aí mesmo que Deus tem o comando, o domínio de toda a circunstância e está trabalhando a nosso favor. Portanto, devemos nos consolar e confortar nos braços do Espírito Santo que sempre trás ao nosso coração a recordação de que: Há um propósito! Como houve na vida de José e como houve na vida de JESUS. Precisamos permanecer com os olhos firmes na sabedoria que vem dos céus e não na do mundo, como está escrito:

“Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.” 2 Cor 2. 6-8

José agora está prisão, “e o carcereiro-mor entregou na mão de José todos os presos que estavam na casa do cárcere, e ele ordenava tudo o que se fazia ali. E aconteceu, depois destas coisas, que o copeiro do rei do Egito, e o seu padeiro, ofenderam o seu SENHOR, o rei do Egito. E entregou-os à prisão, na casa do capitão da guarda, na casa do cárcere, no lugar onde José estava preso... E o capitão da guarda pô-los a cargo de José, para que os servisse; e estiveram muitos dias na prisão... E veio José a eles pela manhã, e olhou para eles, e viu que estavam perturbados. Então perguntou aos oficiais de Faraó, que com ele estavam no cárcere da casa de seu senhor, dizendo: Por que estão hoje tristes os vossos semblantes? E eles lhe disseram: Tivemos um sonho, e ninguém há que o interprete. E José disse-lhes: Não são de Deus as interpretações? Contai-mo, peço-vos.” Gen 39 e 40


O Senhor me chamou a atenção para algo nesse texto de que como José estava a cargo de servir ali naquela prisão ele fez além do que seu trabalho exigia e fez com excelência. Pois além de alimentá-los com comida, ele os serviu também da Palavra que é o pão da Vida. Isso tudo só foi possível porque ele não apenas olhou para aqueles homens, mais também viu que estavam perturbados e só a Palavra pode alimentar e saciar corações tristes e sem esperança. Precisamos prestar mais atenção às pessoas que nos cercam e servi-las também com a Palavra da Vida. José nem fazia idéia, mais alimentando aquele homem ali na prisão ele alimentaria e salvaria uma nação inteira da fome e da morte. Às vezes o que fazemos hoje pode ser tão pouco mais não sabemos no que esse pouco pode se transformar. Há uma frase muito bonita de Madre Tereza de Calcutá que diz: Sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor.


Só Jesus Cristo foi capaz de expressar a verdadeira dimensão do que uma única Vida pode fazer em favor de toda uma humanidade. “E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.” Col 2.13-15 Aleluia!


Meditando um pouco sobre o questionamento em aberto lá do início do texto... Eu acredito que a maior riqueza, a maior prosperidade que José obteve durante todos os anos de sua vida na prisão, diz respeito a seu crescimento particular, ao seu relacionamento com Deus, ao seu caráter. E isso, meu queridos, nem todo ouro ou prata desse mundo, ou mesmo a posição que Faraó o estabeleceu pode se comparar. José "estava" preso mais ele "era" um homem livre! Essa afirmação pode soar a princípio incoerente, mais a verdade é que quando temos o Senhor SOMOS livres! A Palavra é bem clara: “ O Senhor estava com José.”


Hoje podemos nos sentir mais privilegiados ainda, pois JESUS conquistou a liberdade definitiva para nós. E, ainda podemos contar com o Espírito Santo habitando em nós, nosso Ajudador e Consolador. NADA mais neste mundo tem o poder de nos aprisionar, nem lugares, pessoas, cidades, trabalhos, sentimentos... NADA!


No entanto, só Deus sabia o que se passava no coração daquele jovem, o que precisava ser moldado, abdicado... Nunca conseguiremos vencer nossos medos ou deficiências, ignorando-as ou fugindo delas precisamos enfrentá-las. Domingo passado ouvi uma oração na igreja que me chamou tanta atenção que ficou gravado em meu coração que dizia: Senhor tira no nosso ninho todas as folhagens, tudo que nos faz sentirmos confortáveis demais e deixa somente os espinhos para que como águias possamos voar! José voou e voou alto!

“E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales; Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.” Atos 18.9-10


Que a cada dia possamos apresentar diante do altar do Pai um coração disponível e atento ao seu chamado. Que o Espírito Santo possa nos encher de ousadia e intrepidez para levar o evangelho a toda criatura que tem sede e fome do Palavra Viva. Que possamos ter coragem, sair do ninho e alçar voos mais altos, sem que seja necessário um empurrãozinho dos espinhos. Amém!

Portanto, prepare-se, voe, você pode, porque você É LIVRE!

Nenhum comentário: