... Que foi ELE quem me Amou primeiro. E continuou me amando, mesmo quando eu ainda não O correspondia. Que tudo o que eu sou, que tudo que eu tenho,VEM DELE. Que não há nada, demasiadamente difícil, que ELE não queira e não possa fazer por mim. Que o Céu é o meu verdadeiro Lar. Que graças ao sacrifício de Jesus Cristo na Cruz, eu poderei está novamente em Casa e para sempre com ELE, como estava escrito e determinado no plano original, desde o princípio.

23 de junho de 2010

JOSÉ SABIA!


Um interpretador de sonhos que também tinha UM SONHO. Um jovem que havia recebido um “presente”, um “dom” de Deus; “interpretar sonhos”. Era incrível mais diante de seus próprios olhos, um a um, se tornava real.


À medida que mergulhamos na história de José, o Senhor embarca juntamente conosco e nos conduz a enxergar verdades e a cada dia nos ensina mais e mais.

Desde muito criança conheci sobre a vida de José. Essa foi uma das histórias bíblicas que nunca saiu de minha memória. Pois é.... eu nem sabia e, se quer fazia ideia do quanto Deus ainda me ensinaria através dela. Não há como ver essa história de vida e não nos colocarmos em seu lugar, nem que seja por um instante.

Um dos momentos mais maravilhosos é sem dúvida quando José é exaltado.

“E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus? Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu.

Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu. Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito. E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pôs na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço.
E o fez subir no segundo carro que tinha, e clamavam diante dele: Ajoelhai. Assim o pôs sobre toda a terra do Egito.

E disse Faraó a José: Eu sou Faraó; porém sem ti ninguém levantará a sua mão ou o seu pé em toda a terra do Egito. E Faraó chamou a José de Zafenate-Panéia, e deu-lhe por mulher a Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om; e saiu José por toda a terra do Egito. E José era da idade de trinta anos quando se apresentou a Faraó, rei do Egito. E saiu José da presença de Faraó e passou por toda a terra do Egito. E nos sete anos de fartura a terra produziu abundantemente.” Gênesis 41:38-47


Eu já li por tantas vezes esse episódio e parece que sempre é a primeira vez, o meu coração se enche de uma alegria sem tamanho, não há como não estampar um sorriso largo no rosto. Não sei você mais quando leio esse momento eu sinto falta de ver uma reação de José. Mas porque a Bíblia não faz menção de nenhuma dessas expressões, nem uma palavra se quer da parte de José?! Meditando sobre isso, percebi que apesar de pensar a respeito, nunca havia perguntado ao Senhor. Fui dormir com essa pergunta no meu coração e a resposta veio logo quando abri os olhos na manhã seguinte: “JOSÉ SABIA.” Agora sim! Obrigada, Pai! Rsrs...

José sabia que aquele era o momento de sua vida. Ele sabia! Isso é tão fácil de entender agora. Sabe por quê? Porque um homem que tem um dom da parte de Deus de saber explicar com precisão sonhos de outras pessoas certamente saberia interpretar os seus próprios sonhos.

Só que como naquela famosa frase que de vez em quando encontramos gravada em carros: “Eu já sabia!” percebi que eu é que sempre estive atrasada em expressar minha alegria só no desenrolar da história. Se eu já amava essa história de agora em diante eu a amo ainda mais. O Espírito Santo nos ensina algo valioso na postura desse jovem, pois José ouve tudo isso e apenas recebe, toma posse e desfruta daquilo que ele já sabia que era seu, que pertencia a ele. José entendeu que aquelas palavras vinham da boca de Deus. Pois..."COMO ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer." Provérbios 21.1 Não era da parte de Faraó aquele decreto era da parte de Deus.

Se observamos a primeira fala de Faraó num momento antes do decreto é de se surpreender: "E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus?" Gênesis 41.38 A história nos ensina que esses homens chamados faraós se consideravam um deus na terra. Logo seria uma contradição tamanha dele mesmo dizer tal afirmação. Só que está escrito. "Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus." Isaías 45.5

Portanto, nunca, jamais o nosso futuro, o nosso caminho estará nas mãos de homens ímpios, mas sim do único Senhor soberano, o Deus vivo e verdadeiro que moverá tudo o que for preciso para nos abençoar.

Hoje consigo enxergar nas entrelinhas do capítulo 40, quando José interpreta os sonhos do padeiro e do copeiro até o primeiro versículo do capitulo 41 em que se passam dois anos inteiros e nada se referi a respeito do que ele viveu nesse período.

“E fez tornar o copeiro-mor ao seu ofício de copeiro, e este deu o copo na mão de Faraó, Mas ao padeiro-mor enforcou, como José havia interpretado. O copeiro-mor, porém, não se lembrou de José, antes se esqueceu dele. E aconteceu , AO FIM DE DOIS ANOS INTEIROS, Faraó sonhou, e eis que estava em pé junto ao rio.” Genesis 40 e 411

Eu imagino no meu espírito que nesse tempo de dois anos inteiros esse homem andava na prisão de um lado para outro sorrindo, feliz, produzindo e, enquanto todos reclamavam e murmuravam, ele orava, colocava sua fé e confiança Naquele que plantou sonhos no seu coração. Ele treinou ali naquela prisão como era ser primeiro ministro de um império. José foi um grande vitorioso, pois conseguiu sobreviver à dor, que se quer imaginamos a dimensão, até aquele tão esperado dia. E qual foi a sua recompensa, seu galardão? Deus o honrou de uma forma especial, grandiosa e singular. Nada parecido é descrito em toda a Bíblia.

Quando conhecemos o Pai que temos, quando sabemos que é a Ele que nós pertencemos, que é Nele em quem depositamos a nossa confiança e esperança, podemos caminhar sempre certos de que Ele tem tudo sob Seu controle, que Ele não falta, não tarda e não falha nunca.

Deus sempre esteve com José, Seus ouvidos e Seus olhos sempre estiveram atentos e repousados sobre ele, assim como está em nós. Pois... “Aquele que fez o ouvido não ouvirá? E o que formou o olho, não verá?” Salmo 94.9 Eu gosto muito desse versículo! Hoje, igualzinho a José, nós também fomos presenteados com um dom, com tesouro precioso chamado Espírito Santo, o que nos conduz a toda verdade. O mesmo Espírito que interpretou os sonhos para José, com a mesma precisão e fidelidade, interpreta hoje, os sonhos que Deus colocou no meu e no seu coração que está contido em cada promessa e em cada Palavra das Escrituras.

Que essa verdade sempre fique gravado em nosso coração: Deus sonhou conosco, nos planejou e nos deu uma medida, uma porção de Sua própria Vida. Isso é maravilhoso e grandioso demais! Tudo de que precisamos Cristo já conquistou entregando-se voluntariamente na cruz e vencendo sobre a morte já nos restituiu tudo o que nos foi roubado. Uma bela canção diz: "Vejo os meus sonhos gigantes, mais sonhos medem horizontes, o Eshadai, Deus que é grande pode realizá-los.Tudo é possivel ao que crer, se você crer amigo até o impossível pode acontecer..." Portanto, nesse dia, assim como José, receba, tome posse e desfrute do melhor do Seu Pai pra sua vida, em nome de Jesus, amém.

2 comentários:

Aldo Santos disse...

A Paz e graça, amiga Juci Ribeiro.

É sempre bom ver mais um blog edificante ativo na internet. vi o seu blog na ube. Parabenizo e a incentivo a continuar. Afinal de contas trabalhamos em prol do evangelho do Senhor Jesus

Estou seguindo o seu blog, querida. Se quiser seguir o meu também, fique à vontade.

Deus continue lhe abençoando, irmã.


www.oguardadeisrael.blogspot.com

Denise Malafaia Cerqueira disse...

Juci, irmã que acabei de conhecer pelo menos de blog.
Entrei aqui e creio, dirigida pelo Espírito.
Ao ler a mensagem de José, que a princípio resiti , pq já estava cansada de tanto ler as postagens de vários blogs, a palavra inundou meu coração de alegria.
Que benção seu blog, minha irmã.
Deus a abençoe e a guarde.
Já estou te seguindo, bjs e paz!