... Que foi ELE quem me Amou primeiro. E continuou me amando, mesmo quando eu ainda não O correspondia. Que tudo o que eu sou, que tudo que eu tenho,VEM DELE. Que não há nada, demasiadamente difícil, que ELE não queira e não possa fazer por mim. Que o Céu é o meu verdadeiro Lar. Que graças ao sacrifício de Jesus Cristo na Cruz, eu poderei está novamente em Casa e para sempre com ELE, como estava escrito e determinado no plano original, desde o princípio.

1 de setembro de 2007

Prove das Doces Águas Consoladoras e Transformadoras!




Como é bom ficarmos parados olhando o mar, é algo muito confortante, inspirador, apaixonante. E se prestarmos atenção, tem de fato alguma coisa que nos prende, algo especial, que nos contagia e nos conforta, um misto de alegria e nostalgia gostoso de sentir. Eu creio que tudo isso, toda a beleza do mares, dos rios, dos lagos... vão muito além do que imaginamos, excedem ao nosso entendimento, ultrapassam a capacidade de identificação que os nossos olhos podem visualizar. Portanto, vamos compreender todo esse contexto à luz da Palavra de Deus, onde podemos enxergar de forma mais completa, além das fronteiras do campo visual.


Interessante... Jesus estava sempre perto das águas, "tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar." (Mateus 13.1). Ensinava junto às águas, "e retirou-se Jesus com os seus discípulos para o mar, e seguia-o uma grande multidão da Galiléia e da Judéia." (Marcos 3.7). Andou por sobre as águas, "mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar." (Mateus 14.25). Era como se Ele precisasse está ali, sempre próximo às águas.

O Rio Jordão, foi o lugar onde Jesus e muitos outras pessoas foram batizadas e, no grego, a palavra Jordão significa: aquilo que desce, e este rio vai dar justamente no Mar Morto. "E toda a província da Judéia e os de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados." (Marcos 1.5).

O nosso corpo é formado de água, nosso planeta é formado em sua maior parte de água. Uma pessoa que caminha num deserto, por exemplo, que não se alimenta de comidas sólidas, não conseguirá sobreviver por muito tempo sem beber água, ela desidrata e morre. É interessante que embora Jesus tenha dito que "nem só de pão o homem viverá, mas de toda palavra que sai da boca de Deus" (Mateus 4.4), Ele não disse: nem só de água... muito pelo contrário, Ele ofereceu uma água que sacia toda sede: "Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna." (João 4.14) Que tipo de água é essa que Ele nos oferece? As águas purificadoras e restauradoras do Espírito Santo. Eis a resposta, a chave para o entendimento de todo esse contexto.

Jesus estava sempre próximo ao mar, porque Ele precisava está perto do Espírito Santo, assim como nós precisamos Dele e, nos sentimos tão atraídos e confortados quando estamos próximos das águas. É incrível como mesmo passando por momentos difíceis em que nenhuma palavra seja da pessoa mais amada, não resolve nada, nos vemos sem saída, sem solução para o problema, mas ainda assim, o Espírito Santo continua ali, nos confortando e nos consolando, nos dando força para prosseguir de uma forma inexplicável. Eis o que a Palavra de Deus diz: “No princípio criou Deus os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.” (Gêneses 1.1-2). Glórias a Deus, porque podemos desfrutar do colo e do consolo do doce Espírito Santo, graças ao pedido feito por Jesus ao Pai por nós: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.” ( João 14.16).



A água é um bem precioso, necessário à vida e sabemos que ela está se esgotando numa velocidade assustadora, “e secarão as águas do mar, e o rio se esgotará e ressequirá. (Isaías 19.5). Infelizmente, assim como “o amor que com o crescimento da iniqüidade está se esfriando”, (Mateus 24.12) Mas, acredite, existem mananciais de água da vida, que está ao nosso total alcance e, que brotam do trono de Deus. Uma fonte inesgotável, que nos consola, nos purifica, nos vivifica, nos restaura... “Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.” (Salmos 46.4). Ele é o próprio Espírito Santo. “E junto ao rio, à sua margem, de um e de outro lado, nascerá toda a sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem acabará o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de comida e a sua folha de remédio.” (Ezequiel 47.12).


A cada dia, Ele nos dá uma nova porção de conhecimento, de sabedoria, de crescimento, de revelação. Ele verdadeiramente nos edifica, nos molda, nos prova... No livro de Apocalipse, podemos ver os seguintes relatos do apóstolo João:
“Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo. Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta. E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.
No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.” (Ap 1.9-10/22.1)


Assim que Jesus foi batizado nas águas o próprio Espírito Santo O levou para o deserto para ser tentado, para ser provado. (Mateus 4.1). Às vezes é bem difícil e não foi fácil também para Jesus, mas convém que seja dessa forma, convém que sejamos provados e foi a maneira sábia que não compreendemos as vezes, mas o Senhor estabeleceu dessa forma com um propósito: “Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.(Efésios 4.13).

À medida que temos convicção de que estamos vivendo uma vida reta aos olhos do Senhor, seguindo seus mandamentos e ordenanças e, ainda assim, levantam-se verdadeiras tempestades, podemos ter certeza que o Senhor permite para sermos provados, para sermos transformados, para sermos refinados, moldados... porque à medida que somos provados e aprovados, podemos avançar, passar para outra etapa, para a próxima fase.



Se observarmos toda a trajetória de Jesus, podemos entender que foi logo depois das tentações no deserto, que Ele iniciou, de fato, toda sua caminhada; realizar os milagres, as curas, comportar-se com sabedoria diante das calúnias e entrigas... É como se Ele estivesse se preparando para enfrentar as dificuldades que estavam por vir, de forma que nada o pudesse abalar a a fim de permanecer firme no intuito de cumprir com excelência o propósito ao qual foi enviado.



É necessário que aprendamos, é necessário que estejamos aptos para a batalha, o Espírito Santo nos capacita, nos orienta, pois "o Espírito de Deus o enche de sabedoria, entendimento, ciência e em todo o lavor.” (Êxodo 35.31). Creia, tudo isso faz parte de um treinamento de amor.

Prove, renda-se, às doces Águas consoladoras e transformadoras do Espírito Santo!



Um comentário:

Mell disse...

"Quero beber, do teu rio Senhor..."
Aleluia! Juju, seu texto foi realmente inspirado pelo Espírito Santo.
Que muitos possam vir a querer provar dessa Água; que a sede do mundo por águas vivas seja multiplicada e que possamos ser cheias pelo Espírito para revelar a verdadeira Fonte a cada sedento.
"Porque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes"
Isaías 44.3

Beijim